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DICAS PARA CUIDAR BEM DO SEU CARRO
DICAS PARA CUIDAR BEM DO SEU CARRO
- ÓLEO DO MOTOR: SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É REDUZIR O ATRITO. O ÓLEO EVITA O CONTATO DIRETO ENTRE AS SUPERFÍCIES METÁLICAS, MAS TAMBEM SERVE PARA REFRIGERAR, VEDAR E LIMPAR O MOTOR. DEVE SER TROCADO A CADA 5.000 KM OU A CADA 6 MESES, OBSERVANDO SEMPRE A ESPECIFICAÇÃO DE VISCOSIDADE CONTIDA NO MANUAL (POR EXEMPLO: 5W-40). O NÍVEL DE ÓLEO DEVE SER VERIFICADO A CADA 500 KM.
- FILTRO DE ÓLEO: DEVE SER SUBSTITUÍDO SEMPRE QUE FOR FEITA A TROCA DO ÓLEO DO MOTOR, POIS ELE É O RESPONSÁVEL POR CAPTAR AS IMPUREZAS QUE SE ACUMULAM NO ÓLEO.
- FILTRO DE AR: PRECISA SER TROCADO A CADA 10.000 KM, POIS ELE SERVE PARA EVITAR QUE PARTÍCULAS ESTRANHAS ENTREM NOS CILINDROS JUNTO COM O AR. A CADA 5.000 KM DEVE SER FEITA UMA LIMPEZA NESTE FILTRO.
- FILTRO DE COMBUSTÍVEL: DEVE SER SUBSTITUÍDO A CADA 10.000 KM, POIS ELE É O RESPONSÁVEL POR RETER AS IMPUREZAS CONTIDAS NO COMBUSTÍVEL, EVITANDO DANOS AO SISTEMA DE INJEÇÃO.
- FILTRO DO AR CONDICIONADO (ANTI-PÓLEN): DEVE SER TROCADO A CADA 15.000 KM OU 1 ANO, POIS UM FILTRO SUJO PODE COMPROMETER O BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA, ALÉM DE CAUSAR DANOS À SAÚDE.
- ADITIVO DO RADIADOR: SERVE PARA AUMENTAR A TEMPERATURA DE FERVURA DA ÁGUA E EVITAR A FORMAÇÃO DE FERRUGEM NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO. DEVE SER FEITA A LIMPEZA NO SISTEMA E A SUBSTITUIÇÃO DO ADITIVO A CADA 30.000 KM.
- FLUIDO DE FREIO: QUANDO ESTÁ SUJO, VELHO OU CONTAMINADO, O ÓLEO DO FREIO PERDE A CAPACIDADE DE PRESSÃO E DIFICULTA A FRENAGEM, COLOCANDO EM RISCO SUA SEGURANÇA. SEU NÍVEL DEVE SER VERIFICADO SEMANALMENTE E TROCADO A CADA 30.000 KM. EXISTEM EQUIPAMENTOS CAPAZES DE ANALISAR SE O FLUIDO DE FREIO APRESENTA ALTERAÇÃO NA SUA COMPOSIÇÃO, INDICANDO SE ELE DEVE SER SUBSTITUÍDO. OBS.: É PRECISO ESTAR ATENTO QUANTO À ESPECIFICAÇÃO DO FLUIDO (DOT 3, DOT 4 OU DOT 5), QUE ESTÁ CONTIDA NA TAMPA DO RESERVATÓRIO.
- CORREIA DENTADA: DEVE SER VERIFICADA A CADA 20.000 KM E TENSIONADA SE NECESSÁRIO. A TROCA DEVE SER FEITA A CADA 50.000 KM, OU CASO ELA APRESENTE RACHADURAS.
- LIMPADOR DE PARA-BRISA: É NECESSÁRIO VERIFICAR PERIODICAMENTE A PRESSÃO DO BRAÇO DO LIMPADOR, BEM COMO A BORRACHA QUE PODE DEIXAR MARCAS NO VIDRO SE ESTIVER NA HORA DE TROCÁ-LAS, E O JATO DO ESGUICHO DE ÁGUA. NÃO PODEM SER UTILIZADOS DETERGENTES COMUNS NO RESERVATÓRIO DO LIMPADOR, POIS ELES PODEM DANIFICAR A BOMBA DE INJEÇÃO DE ÁGUA.
FIQUE ATENTO ÀS LUZES DO PAINEL DO SEU CARRO!
NO PAINEL DE INSTRUMENTOS DE UM CARRO EXISTEM VÁRIAS LUZES DE AVISO QUE INDICAM SE O VEÍCULO ESTÁ EM BOAS OU MÁS CONDIÇÕES. CONHECER ESTES AVISOS NO PAINEL DE INSTRUMENTOS É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE NUMA EVENTUALIDADE EM QUE SURGIREM, SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO E TOMAR A DECISÃO MAIS ACERTADA.